Pular para o conteúdo principal

O Desenvolvimento Econômico de Schumpeter: desenvolvimento econômico x crescimento econômico.



“Desenvolvimento” é algo mais profundo a nível econômico que simplesmente o crescimento. O economista austríaco Joseph Schumpeter enfatizou a distinção entre os dois quando demonstrou que, enquanto o primeiro consiste apenas na ampliação dos meios de produção, ou seja, num ganho quantitativo, o outro só poderá ocorrer quando mudanças qualitativas são introduzidas na economia, isto é, inovações, e por indivíduos empreendedores. (SCHUMPETER, 1997). 

Em 1911, Joseph Schumpeter, afirmou ser o “desenvolvimento econômico”, um “fato econômico”, motivado por mudanças “endógenas e descontínuas e que promovem profundas mudanças na “Vida Econômica” da sociedade, redistribuindo recursos e fatores de produção numa economia voltada para as transformações, sendo estas, o principal motor do verdadeiro sistema capitalista.

No primeiro capítulo de sua obra A teoria do desenvolvimento econômico (1997), intitulado "O fluxo circular da Vida Econômica enquanto condicionado por circunstâncias dadas", Schumpeter demonstrou que toda a Vida Econômica de uma dada economia, ou está estabilizada, ou caminha para a estabilidade num Fluxo Circular que é o funcionamento estrutural desta onde o status quo econômico se mantém preservado de profundas alterações, provocando uma grande concorrência interna pelo mercado consumidor, pois, não havendo produtos e serviços inovadores sendo ofertados no mercado, empreendimentos e novos seguimentos da economia se tornam raros, e, a tendência é de que a economia cresça em número, mas não se desenvolva ou, evolua. Assim, não havendo novidades que transformem profundamente a economia e aumente a sua diversificação em forma de novos empreendimentos e seguimentos econômicos originados de inovações, e, havendo apenas crescimento em quantidade, isso por si só, não configura um “desenvolvimento econômico”.

O primeiro capítulo da obra apresenta um modelo de economia estacionário, fundamentado num fluxo circular da vida econômica. Assim, toda a atividade econômica se apresenta de maneira idêntica em sua essência, repetindo-se continuamente. (SCHUMPETER, 1997, p. 9)

https://sites.google.com/site/maeconomicsku/home/schumpeter

Para Peter Druker (2016, p. 34) a prática cultural-empreendedora baseia-se na teoria econômica shumpeteriana que vê a mudança como um processo normal e até mesmo saudável para uma região econômica. Nesse sentido, a principal tarefa da sociedade na vida econômica, seria procurar meios para fazer alguma coisa diferente e não simplesmente fazer melhor o que já está sendo feito. Para Drucker, há claramente uma diferença entre a “Economia Clássica” e a “Economia Shumpeteriana”, e vê que a primeira procura “[...] otimizar o que já existe, como o fazem as principais correntes da teoria econômica como os keynesianos, os adeptos de Friedman e os do lado da Oferta […].” Segundo Drucker, Shumpeter no seu clássico de 1911: "[...] rompeu com a economia tradicional, muito mais radicalmente do que John Maynard Keynes faria 20 anos depois. Ele postulava que o desequilíbrio dinâmico provocado pelo empreendedor inovador, em vez de equilíbrio e otimização, é a “norma” de uma economia sadia e a realidade central para a teoria econômica e a prática econômica." (DRUCKER, 2016, p. 35)
           

 Para Schumpeter (1997), o processo que culmina no “desenvolvimento econômico”, quando ocasiona mudanças profundas na Vida Econômica de uma determinada região econômica, é considerado um: "[...] fenômeno distinto, inteiramente estranho ao que pode ser observado no fluxo circular ou na tendência para o equilíbrio. É uma mudança espontânea e descontínua nos canais do fluxo, perturbação do equilíbrio, que altera e desloca para sempre o estado de equilíbrio previamente existente [...]" (SCHUMPETER, 1997, p. 75)


É profundo o impacto que o desenvolvimento traz para uma sociedade, pois, segundo Cruz Jr (e, consequentemente, a diplomacia brasileira, haja visto que este e a obra são partes integrantes da Diplomacia da República Federativa do Brasil) este é “[…] entendido a partir do seu componente elementar de produzir maior equidade social e generalização de oportunidades de ascensão social [...]” (CRUZ JR, 2011, p. 164)


http://leonoralves-escola.blogspot.com/2018/09/crescimento-economico-versus.html




REFERÊNCIAS:

CRUZ JR (org). DIPLOMACIA, DESENVOLVIMENTO E SISTEMAS NACIONAIS DE INOVAÇÃO: estudo comparado entre Brasil, China e Reino Unido. Brasília: FUNAG, 2011. Disponível em: <http://funag.gov.br/loja/download/856-Diplomacia_desenvolvimento_e_sistema_nacional_de_inovacao.pdf>. Acesso em 20 de Dezembro de 2018.
DRUCKER, P. INOVAÇÃO E ESPÍRITO EMPREENDEDOR: prática e princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
SCHUMPETER, A Joseph. OS ECONOMISTAS: Joseph Alois Schumpeter. Teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1997. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=102926> Acesso em 15 de Junho de 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O significado e a origem do termo "Empreendedor".

A palavra “ empreendedorismo ” está em moda, porém, poucos conhecem a sua origem etimológica . É necessário que o pesquisador deste fenômeno tenha conhecimento de sua natureza linguística para poder conhecer com profundidade a sua importância e os seus fundamentos. Portanto, há que se conhecer seu significado e, dessa forma, alguns autores se dispuseram a esta investigação linguística. Segundo Dolabella (2006, p. 31) o termo empreendedorismo “é uma livre tradução que se faz da palavra entrepreneurship , que contém as ideias de iniciativa e inovação”. O empreendedor é um insatisfeito que transforma seu inconformismo em descobertas e propostas positivas para si mesmo e para os outros. É alguém que prefere seguir caminhos não percorridos Dornelas (2015, p. 19), ao analisar o surgimento do empreendedorismo na história , indica que a palavra entrepreuner , de onde se origina a palavra entrepreneurship , “ tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começar algo no...

As Etapas do Processo Empreendedor.

A análise do empreendedorismo que é feita no Global Entrepreunership Monitor (GEM, 2016) adota uma visão processual considerando as diversas etapas que caracterizam o fenômeno. Esse processo engloba quatro momentos:  (i) a intenção dos indivíduos em iniciar um negócio;  (ii) a criação do empreendimento;  (iii) seu desenvolvimento considerando dois estágios, nascentes e novos;  (iv) culminando com a etapa em que o empreendimento é considerado estabelecido. LIMA  et al , 2016, p. 18 São analisados aspectos contextuais do processo empreendedor em que são relevantes as características sociodemográficas dos indivíduos, o ambiente institucional da sociedade em termos econômicos, políticos, sociais e de desenvolvimento, e, por fim, a postura da sociedade em relação ao empreendedorismo enquanto atividade socialmente valorizada em termos de ocupação e geração de renda. (LIMA et al, 2016, p 17) BRAUNERHJELM, P et al , 2016, p. 12 Conforme a...

A importância e história do Empreendedorismo e da Inovação.

Hisrich; Peters; Shepherd (2009), ao analisarem a história ocidental a partir do fim da “Idade Media”, perceberam que o empreendedorismo assumiu diferentes características nos vários contextos de desenvolvimento econômico do Ocidente , além de concluírem que nem sempre houve uma relação íntima entre os que conduziam os processos empreendedores e o risco de insucesso dos mesmos.  Segundo análise dos autores, na Idade Média , o termo começou a ser usado para designar tanto participantes de grandes projetos de produção quanto os seus administradores. Nestes projetos os empreendedores não corriam riscos, pois os recursos eram fornecidos pelos clérigos, poção da sociedade medieval mais influente. Já a partir do século XVII houve uma ligação do fator “risco” com o empreendedorismo haja vista que os empreendedores firmavam contratos com os governos que, em caso de lucros ou perdas, o excedente ficava com o empreendedor. No século seguinte (XVIII), período em que a “ pessoa com ...