A análise do empreendedorismo que é feita no Global Entrepreunership Monitor (GEM, 2016) adota uma visão processual considerando as diversas etapas que caracterizam o fenômeno. Esse processo engloba quatro momentos:
- (i) a intenção dos indivíduos em iniciar um negócio;
- (ii) a criação do empreendimento;
- (iii) seu desenvolvimento considerando dois estágios, nascentes e novos;
- (iv) culminando com a etapa em que o empreendimento é considerado estabelecido.
LIMA et al, 2016, p. 18 |
São analisados aspectos contextuais do processo empreendedor em que são relevantes as características sociodemográficas dos indivíduos, o ambiente institucional da sociedade em termos econômicos, políticos, sociais e de desenvolvimento, e, por fim, a postura da sociedade em relação ao empreendedorismo enquanto atividade socialmente valorizada em termos de ocupação e geração de renda. (LIMA et al, 2016, p 17)
BRAUNERHJELM, P et al, 2016, p. 12 |
Conforme a ilustração a cima, um "Empreendedorismo Nascente" ocorre quando o negócio recém aberto tem até 3 meses de existência. É considerado como "Novo Negócio" quando este ultrapassa os 3 meses e vai até os seus 42 meses de existência. Um "Negócio Estabelecido" é quando o empreendimento ultrapassa os 42 meses de "vida".
REFERÊNCIAS:
BRAUNERHJELM, P et al. THE ENTREPRENEURIAL CHALLENGE: a comparative study of entrepreneurial dynamics in China, Europe and The US. Swedish Entrepreneurship Forum, 2016. Disponível em: < https://entreprenorskapsforum.se/wp-content/uploads/2016/06/GEM_Internationell_Rapport_2016_Webb.pdf> Acesso em 3 de novembro de 2018.
LIMA et al. MONITOR GLOBAL DE EMPREENDEDORISMO (BRASIL) 2017: Disponível em: <https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Relat%C3%B3rio%20Executivo%20BRASIL_web.pdf>. Acesso em 19 de Dezembro de 2018.
Comentários
Postar um comentário